Como um timer de cozinha pode ajudar nos seus estudos?

08/12/2016 Exatas Concursos Dicas de Estudos

Durante a época de faculdade, o jovem Francesco Cirillo tinha dificuldade de concentração, o que, de fato, não é exclusividade do Francesco. Eis que ao olhar um timer de cozinha no formato de tomate (pomodoro, em italiano), teve a ideia de contar exatos 10 minutos para se concentrar totalmente no estudo!

Ainda assim, no começo Cirillo teve dificuldades para cumprir os 10 minutos de estudo, mas com determinação, conseguiu e evoluiu para a Técnica Pomodoro, explicada em seguida. Você não vai precisar de um tomate de verdade!

Técnica Pomodoro

Um Pomodoro é um ciclo de trabalho focado de 25 minutos. Durante esse tempo, não se pode fazer nada além da tarefa planejada: nada de ir ao banheiro, ir tomar água, olhar mensagem no celular… são 25 minutos de estudo!

Caso tenha vontade de tomar um café, anote em um papel: "tomar café". Assim que seu ciclo de 25 minutos terminar, estará liberado para tomar o cafezinho.

Se lembrar que tem algo pendente a fazer, anote na lista de "atividades urgentes", mas nunca interrompa seu Pomodoro na metade para fazer a atividade!

Material necessário

Para aplicar a Técnica Pomodoro é preciso um timer. Pode ser digital, ou até mesmo o clássico Pomodoro de cozinha, mecânico. O legal do Pomodoro "físico" ou do timer em formato de ovo é que ajuda a lembrar que o ciclo de trabalho está valendo, ou seja, tem um efeito psicológico também.

Metodologia

A cada final de Pomodoro (25 min), são liberados 5 minutos para descansar a mente, espairecer, se alongar.

Os Pomodoros não são divisíveis: uma vez começado, tem que terminar. Se a tarefa for concluída na metade de um Pomodoro, o tempo restante pode ser aproveitado para atividades simples, como responder alguma mensagem.

A cada quatro Pomodoros: pausa!

Depois do quarto Pomodoro vem um descanso maior, que pode ser de 15 a 30 minutos.

Nesse tempo é interessante fazer algo bem diferente. Se você estava no computador, vale andar, brincar com o totó, tirar os olhos do pc!

Para ajudar na marcação dos Pomodoros, é recomendado fazer uma anotação para saber quantos foram cumpridos e quando chega a pausa de 30 min.

Bom, a dica do dia é essa! O método é baseado na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Simples e capaz de auxiliar a organizar os estudos.

Curta a Exatas!

Notícias sobre concursos, dicas de estudos, desafios, sorteios e promoções exclusivas!


Exatas Concursos