Conheça a Exatas e sua Equipe


A Exatas Concursos é especializada em materiais de estudo para concursos públicos de engenharia e técnicos. Nossa principal fonte de questões são os concursos do sistema Petrobras (o que inclui Petrobras, Transpetro, BR Distribuidora, BR Biocombustíveis, além de Refinarias e Termelétricas).

Nossos materiais preparatórios são compostos de apostilas em formato digital (PDF), porém após o download é possível imprimi-las. Cada apostila contém uma coletânea de questões de provas, todas resolvidas detalhadamente e de forma didática. Em cada apostila agrupamos questões de um determinado conteúdo (ou de conteúdos similares), retiradas de várias provas de concursos anteriores. Deste modo facilitamos os estudos do candidato, que após estudar a teoria de um determinado assunto já pode testar seus conhecimentos com o nosso material. E o melhor, mostramos todos os passos na resolução de uma questão, a fim de não deixar dúvidas!

O objetivo da Exatas Concursos é, acima de tudo, produzir material de qualidade, focado nas provas de concursos já realizados. Afinal, do que adianta você dominar a teoria e acabar perdendo muito tempo resolvendo uma questão? No final dos estudos esperamos que o leitor tenha adquirido, além de conhecimento, muita prática na resolução de questões.

Autores Permanentes

Roni Gabriel Rigoni  

Engenheiro de Controle e Automação formado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Homenageado pela UFSC e pelo CREA-SC na cerimônia de formatura por ser o graduando com a maior média acumulada durante o curso.

Aprovado em primeiro lugar para o cargo de Engenheiro de Automação na Petrobras Transporte - Transpetro.

Elabora resoluções para cargos de Engenharia Eletrônica, Automação, Elétrica e Petróleo.

É o idealizador e fundador da Exatas Concursos, desenvolvedor e mantenedor do site.

Guilherme Augusto Rutzen  

Engenheiro de Controle e Automação formado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialização em Automação Industrial dos Sistemas de Produção, Refino e Transporte de Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cursou o Programa de Qualificação da Indústria do Petróleo e Gás Natural (PROMINP) em Eng. Automação e Instrumentação.

Elabora resoluções para cargos de Engenharia Eletrônica, Automação e Elétrica.

É atualmente Engenheiro de Equipamentos - Eletrônica, na Petrobras, e também sócio da Exatas Concursos. Responsável principalmente por revisar e organizar apostilas de diversos cargos.

Autores Convidados

Carlos Menezes Diniz Neto

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tem experiência acadêmica na área de energias renováveis e eletrônica de potência e profissional na área de desenvolvimento de projetos e estudos em geração eólica.

Aprovado ainda no sétimo período da faculdade em terceiro lugar no concurso Petrobrás para Engenheiro de Equipamentos - Elétrica, não teve a possibilidade de assumir. Atualmente exerce o cargo de engenheiro eletricista na Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás, também aprovado em terceiro lugar em concurso público.

Elabora resoluções para cargos de Engenharia Elétrica e Eletrônica, bem como de Técnico em Elétrica.

Carlos Vinícius Viana de Souza

Engenheiro mecânico formado pela Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de siderurgia, manutenção em estações de tratamento de efluentes e controles de processos em ambientes refrigerados. Ingressou no mundo dos concursos em meados de 2012 e dentre os resultados que obteve êxito para o cargo de engenharia mecânica se destacam: 1º colocado na Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará- CAGECE, 2º colocado na Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, 3º na Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – HEMOBRAS, cargo que atualmente ocupa.

Elabora resoluções na área de Mecânica para cargos técnicos e de engenharia.

Guilherme Rafael Dalmedico

Engenheiro de Controle e Automação formado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Já trabalhou em uma multinacional e desempenhou atividades fora do país. Tem experiência em automação voltada à fundição, usinagem, desenvolvimento de eletrônicos, processos químicos e geração de energia elétrica.

Aprovado em segundo lugar para o cargo de Engenheiro de Automação na Petrobras Transporte - Transpetro, pólo Cabiúnas - RJ (2012), cargo que atualmente ocupa. Classificado também em quarto lugar para o cargo de Engenheiro de Equipamentos Júnior - Instrumentação, no concurso INNOVA (2012).

Elabora resoluções para cargos de Engenharia Eletrônica, além de cargos Técnicos de Eletrônica, Automação e Instrumentação.

Ivan Benevenuto

Engenheiro Ambiental, especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho, formado e pós-graduado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Aprovado nos concursos Petrobras, Ibama e CPRM, é atualmente instrutor do Curso Técnico em Meio Ambiente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), onde atua nas áreas de ensino e prestação de serviços a empresas de diversos portes.

Elabora resoluções para os cargos de Engenharia de Meio Ambiente e Técnico Ambiental.

Juliano de Paula Nunes

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, aprovado em primeiro lugar no processo seletivo e homenageado pela UFPR na cerimônia de formatura por ter obtido o maior índice de rendimento acadêmico ao longo do curso.

Aprovado em primeiro lugar no concurso Petrobras, para o cargo de Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Mecânica.

Elabora resoluções para cargos de Engenharia Mecânica.

Marcelo Mota Gusmão

Engenheiro de Segurança do Trabalho, Especialista em Construção e Montagem, Arquiteto e Urbanista formado e pós graduado pela Universidade Federal da Bahia ­ UFBA.

Aprovado em primeiro lugar no concurso Petrobras, cargo de Engenheiro(a) de Segurança Júnior, cargo que atualmente ocupa. Já foi aprovado em vários outros concursos nacionais de nível superior, tais como Auditor Fiscal do Trabalho ­ AFT, IPHAN, CEF, INFRAERO, dentre outros.

Atua como Perito do Juízo junto ao Tribunal de Justiça da Bahia e Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região.

Elabora resoluções para cargos de Engenharia de Segurança do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho.

Rodrigo Ruzicki Corsetti

Engenheiro Químico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Durante a graduação teve a oportunidade de trabalhar por um ano em um centro de pesquisa e desenvolvimento de polímeros termofixos, localizado na Alemanha.

Aprovado em quinto lugar para o cargo de Engenheiro(a) de Processamento Júnior no concurso Petrobras.

Elabora resoluções para cargos de Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Técnico de Operação.

Samara Kalaoun

Administradora formada pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - Ibmec/RJ. Homenageada na formatura com o certificado Magna Cum Laude. Tem experiência profissional na área de consultoria de gestão.

Aprovada em primeiro lugar no concurso Petrobras, para o cargo de Administrador(a) Júnior.

Elabora resoluções na área de administração.

Curta a Exatas!

Notícias sobre concursos, dicas de estudos, desafios, sorteios e promoções exclusivas!