Marinha abre novo concurso para Oficiais Engenheiros! São mais de 40 vagas!

29/06/2016 Exatas Concursos Notícias

Estão abertas as inscrições para o concurso público para ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha (CP - CEM). São 44 vagas. 12 são destinadas ao quadro complementar de Oficiais da Armada nas áreas de Eletrônica, Máquinas e Sistemas de Armas, que podem ser disputadas por candidatos com as seguintes formações:

Eletrônica (1 vaga): Ciências Náuticas (Área de Náutica).

Eletrônica (1 vaga): Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica.

Máquinas (5 vagas): Ciências Náuticas (Área de Máquinas): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Fortificação e Construção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica de Veículos Militares, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Nuclear, Engenharia Química.

Sistemas de Armas (1 vaga): Ciências Náuticas (Área de Náutica).

Sistemas de Armas (3 vagas): Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica de Armamentos, Engenharia de Telecomunicações.

Outras 32 vagas estão distribuídas para o quadro complementar de Oficiais Fuzileiros Navais:

Eletrônica (9 vagas): Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações.

Máquinas (15 vagas): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Fortificação e Construção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica de Veículos Militares, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Naval, Engenharia Nuclear, Engenharia Química.

Sistemas de Armas (4 vagas): Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica de Armamentos, Engenharia de Telecomunicações.

Educação Física (4 vagas): Educação Física.

O certame está sendo realizado pela própria Marinha do Brasil e o valor da taxa de inscrição é R$ 80,00. As inscrições podem ser feitas até 29 de julho e o edital está disponível aqui.

O Concurso Público é constituído das seguintes etapas: prova escrita de conhecimentos profissionais (objetiva e discursiva); redação; inspeção de saúde; teste de aptidão física (TAF); avaliação psicológica e verificação de dados biográficos. É condição para participação no concurso ser do sexo masculino e ter menos de 29 anos de idade até 01/01/2017.

As cidades para realização das provas e eventos complementares são: Rio de Janeiro (RJ); Vila Velha (ES); Salvador (BA); Natal (RN); Olinda (PE); Fortaleza (CE); Belém (PA); São Luís (MA); Rio Grande (RS); Porto Alegre (RS); Florianópolis (SC); Ladário (MS); Cuiabá (MT); Brasília (DF); São Paulo (SP); e Manaus (AM).

Quem for aprovado no processo seletivo participará de Curso de Formação de Oficiais (CFO), de aproximadamente 36 semanas de duração, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, no Rio de Janeiro. Durante o curso, os alunos receberão vencimentos mensais, alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médico-odontológica. Após este período o aprovado é nomeado primeiro-tenente, com salário inicial bruto de R$ 8.877,00 (valor de referência do concurso anterior).

Devido à grande similaridade de conteúdos entre os concursos Petrobras e este da Marinha, estudar pelos materiais da Exatas Concursos pode ser um grande diferencial para o candidato!

Confira no site da Exatas Concursos os materiais de que dispomos para os cargos de:

Curta a Exatas!

Notícias sobre concursos, dicas de estudos, desafios, sorteios e promoções exclusivas!


Exatas Concursos