Conheça o curso: Engenharia de Petróleo

24/09/2015 Exatas Concursos Cursos de Graduação

A engenharia de petróleo combina as técnicas da engenharia com conhecimentos em geologia e mineração para descobrir e explorar poços e jazidas de petróleo e gás natural.

O engenheiro de petróleo é preparado para acompanhar a produção e o beneficiamento do produto extraído, gerenciar a comercialização e o transporte de petróleo e derivados, podendo trabalhar em todas as etapas do processo de produção de petróleo. Seu principal campo de atuação são as empresas petrolíferas, refinarias e indústrias petroquímicas. Tem como responsabilidade a segurança do pessoal e do meio ambiente, prevenindo os riscos próprios das operações, como vazamentos em plataformas ou explosões, também podendo atuar em consultorias ambientais e no setor de importação e exportação, com pesquisas de preços de matérias-primas ou captação de compradores. São requisitos da profissão conhecer a legislação internacional do setor e ter fluência em inglês.

O Curso de Graduação

O curso de Engenharia de Petróleo proporciona uma formação geral e abrangente. Além da grade básica de Engenharia, com disciplinas como física e matemática, o aluno tem conteúdos relacionados à Química, como processamento e refino do petróleo, Engenharia Naval básica e Geologia, estudando técnicas de exploração do solo para encontrar petróleo. No final do curso são abordadas disciplinas complementares, tais como economia, noções de administração de empresas, gestão de projetos e contabilidade, com o intuito de formar profissionais aptos a atuar tanto na exploração direta quanto na organização dos negócios de petróleo.

Oportunidades de Emprego

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o setor de petróleo e gás deve contar com o maior crescimento de vagas até 2020: entre 13% e 19% dos pelo menos 600 mil postos de trabalho a serem criados.

Atualmente, a Petrobras é a grande empregadora no Brasil, quadro que deve se manter, devido à exploração do petróleo do pré-sal (os imensos depósitos localizados 5 mil metros abaixo do solo marinho). As maiores reservas petrolíferas do país estão nas regiões Sul e Sudeste, nas costas dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Consequentemente, onde se concentra a maior parte da indústria do setor no país e as melhores oportunidades de trabalho. Além das reservas do pré-sal, há oportunidades de trabalho também na exploração do petróleo em toda costa brasileira em jazidas em terra e no mar, em bacias de águas menos profundas.

Concursos Públicos

Para se preparar para concursos públicos na área, aqui na Exatas você encontra material especializado para Engenharia de Petróleo. Confira: Engenharia de Petróleo

Curta a Exatas!

Notícias sobre concursos, dicas de estudos, desafios, sorteios e promoções exclusivas!


Exatas Concursos