Conheça o curso: Engenharia Mecânica

11/05/2015 Exatas Concursos Cursos de Graduação
É o ramo da engenharia que aplica os princípios da engenharia, física e ciência dos materiais para a concepção, análise, fabricação e manutenção de sistemas mecânicos.
A Engenharia Mecânica como ciência surgiu no século XIX, como resultado de desenvolvimentos no campo da física. Tem evoluído continuamente para incorporar os avanços em tecnologia.
O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. 
Seleciona e dimensiona a matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. 
Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção. 
Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. 
Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.
 
Atualmente, os engenheiros mecânicos estão buscando empreendimentos em áreas como mecatrônica, e nanotecnologia. Engenheiros mecânicos também podem trabalhar no campo da engenharia biomédica, especificamente com biomecânica, fenômenos de transporte e modelagem.
De acordo com o ranking 2015 do Guia do Estudante, os melhores cursos de Engenharia Mecânica do país são:
  • (DF)  Brasília -Unb
  • (PA)  Belém – UFPA
  • (RS)  Porto Alegre – UFRGS
  • (SC)  Florianópolis – UFSC
  • (SP)  Campinas – Unicamp
  • (SP)  São Carlos – USP
  • (SP)  São Jose dos Campos – ITA
  • (SP)  São Paulo – USP
O engenheiro mecânico pode trabalhar na iniciativa privada como também no serviço público, ingressando por meio de concurso público. Aqui na Exatas você encontra material especializado para a área de Engenharia Mecânica. Confira:

Curta a Exatas!

Notícias sobre concursos, dicas de estudos, desafios, sorteios e promoções exclusivas!


Exatas Concursos