Em tempos de crise, ainda vale a pena estudar para concurso público?
Que o Brasil vive um momento atípico de recessão e corte nos gastos públicos todos sabem, mas o que pode confundir quem deseja prestar um concurso é se realmente vale a pena continuar a preparação para os certames, nesse período.
Estudar não é a mais fácil das tarefas, já que exige abstenção de outras atividades, aí incluídas convívio social, lazer, família, viagens... em prol de um objetivo de médio a longo prazo. A situação fica ainda mais obscura quando a isso se somam dúvidas da possibilidade e probabilidade da não realização do tão sonhado concurso.
Apesar de possivelmente não saírem muitos concursos no primeiro semestre de 2015, o governo federal prevê na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) mais de 28,9 mil novas oportunidades, sem contar reposição de cargos por demissão, aposentadorias e mortes. Quase 30 mil vagas...nada mal!
No mesmo sentido sinalizou Nelson Barbosa, Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, órgão responsável pelas autorizações de vaga para concursos, que em diferentes oportunidades afirmou que em 2015 acontecerão certames públicos e nomeações.
Mas se ainda restam dúvidas em continuar os estudos: segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a quantidade de vagas de empregos formais geradas pelo Brasil em 2014 teve uma queda de 64,4% em relação às vagas criadas em 2013. Ou seja, o comprometimento da iniciativa privada com a recessão pode ser ainda maior que o do setor público.
Sem contar que com o momento econômico desfavorável, muitos trabalhadores da iniciativa privada estão apreensivos, com medo de demissões, já que o cenário econômico se reflete diretamente nas empresas, sejam de pequeno ou grande porte. Ser servidor público, nesse ponto, é mais confortável, pois para haver uma exoneração ou demissão há a necessidade de um processo administrativo com contraditório e ampla defesa, assegurando certa estabilidade ao servidor.
Passou a época em que se podia esperar o edital do concurso ser publicado para se iniciar os estudos. Hoje os concursos são verdadeiras maratonas de conhecimento. Assim, a lição que se tira é a de que com crise ou sem crise, concurseiro que tem foco e sabe onde quer chegar estuda com disciplina e rigor para estar preparado quando o edital for divulgado! ;)