Estudar em tempos de Facebook e Whatsapp: eis o desafio!
Antigamente, quando nos propúnhamos a estudar, a única auto-protelação era a parada para lanchar...que, por vontade, estendíamos um pouquinho, a fim de dar uma pausa na “obrigação”.
Atualmente, o estudo para concurso público se tornou quase uma olimpíada, seja pela concorrência cada vez mais bem preparada, seja pelo aumento significativo do número de candidatos por vaga, como também pelas interferências externas, que congregam celular, Facebook, Whatsapp, Instagram e talvez algum outro que surja entre a escritura e publicação deste texto, haja vista a velocidade com que as mídias sociais têm se desenvolvido!
Hoje há uma facilidade muito grande no acesso à tecnologia e a própria sociedade caminha no sentido de o estimular. Temos grupos de discussão do trabalho, da família, da igreja, da associação da quadra, da academia...tudo é informatizado, tudo ocorre em tempo real! E é aqui que mora o perigo!
Para quem estuda, o momento tem que ser encarado como uma dedicação, prazerosa, que será responsável pela futura estabilidade financeira. Precisa ser exclusivo, e isso significa que não pode concorrer com qualquer interferência externa, caso contrário, o concurseiro estará enganando a si mesmo e adiando a conquista da tão almejada vaga no serviço público.
Aí você pensou: sim, isso tudo eu já sei...e como proceder?
Bom, para começar, ter em mente que o que está em jogo é o seu futuro e os seus sonhos. Em seguida, acordar consigo mesmo que vai colocar regras entre estudo e redes sociais, para que os estudos rendam o esperado. Para isso, vale desativar a internet no horário de estudo, por exemplo. Você também pode estabelecer 10 minutos para responder mensagens ou navegar na internet após 1h de estudo efetivo (mas esse tempo de relaxamento tem que ser seguido à risca, para não atrapalhar o cronograma seguinte). Já para os casos mais drásticos, em que o concurseiro não consegue se controlar, não há outra saída: é preciso desativar o perfil do Facebook, Whatsapp e Instagram enquanto não se atinge o objetivo pretendido.
As dicas parecem bastante óbvias...sim, são simples, mas necessitam ser seguidas. Tudo na vida é uma questão de escolha e de prioridade, portanto, se sua vontade é ser servidor ou empregado público, ter boa remuneração e estabilidade, deixar as redes sociais de lado por um tempo será a decisão mais acertada.
Como bem diz a cantora Pitty: “a cada escolha, uma renúncia, isso é a vida!”